19 agosto 2014

Aprendendo com as formigas

Às vezes me pego observando alguns detalhes da natureza. Pode parecer bobagem, mas já parei para observar plantinhas, bichinhos, formiguinhas... E vejo como Deus fez tudo tão perfeitinho, cada detalhe, os traços e funções dos membros, o reino animal e sua alimentação, as plantas, a fotossíntese, enfim. Não dá para negar que é perfeição demais para ter surgido de um "Big Bang", não é?



E hoje quero analisar o trabalho de um animalzinho bem pequeno, porém complexo: a formiga. 



Ela passa o dia envolvida em seu árduo trabalho, que exerce com perfeição. E é sobre ela que eu quero falar. Podemos aprender muito com a formiga.
Uma das lições que podemos tirar do trabalho dela é a organização. Interessante como esse inseto é organizado! Cada uma tem a sua função no formigueiro, e a faz com competência!



Outra lição é o trabalho em equipe. É impressionante como elas se comunicam entre si. E se ajudam, para o bem do "reino". Não são racionais, mas a maneira como elas se comportam deixa muitos humanos racionais "no chinelo". Entre elas não há disputa, mas sim cooperação.


A formiga não tem preguiça. Formigas são tão exemplares, que o próprio Deus, através do sábio Salomão nos deixa uma orientação:
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. 
(Provérbios 6:6)


Tremendo, não é? Nosso Deus é um Deus de detalhes, e Ele nos ensina a observar a Sua obra, desde as coisas pequenas até a grandeza dos montes. Ele fez o Universo, e ainda assim reconhece o trabalho de um animal tão pequenino, e nos ensina com ele. 
Nós também somos pequeninos diante dEle. E, ainda assim, com nossos defeitos e limitações, Ele nos ama com amor infinito!

Fica a reflexão!  





5 comentários:

  1. Como a gente precisa aprender com as formigas né? Não só "como" mas "o quanto". Parabéns pelo post, flor. E realmente o nosso Deus é Deus de detalhes, além de criativo e delicado! Bjo!

    Ponto & Vírgula Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, realmente nosso Deus é incríveel!! <3

      Beijos!

      Excluir
  2. Post lindo! Amei o blog ganhou mais uma seguidora :)
    Da uma passada la no nosso blog e increva-se bju http://diariodeumameninacristajesus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir